Missão em Paraguai /

Instituto Jesus Maria José

Com o mesmo ardor e entusiasmo da Fundadora Rita Amada de Jesus que “se preciso fosse percorreria o mundo inteiro para salvar uma só alma”, as Irmãs Jesus Maria José continuaram desbravando terras e tornando realidade o anúncio do Evangelho da Conversão.

Em 1993 o Instituto chegou ao Paraguai: primeiro em Tirol, depois em San Cristobal, porém, as necessidades são muitas e os operários são poucos.

Por isso, com o desejo de proporcionar às jovens, oportunidade de uma experiência do carisma e espiritualidade deixados por Rita Amada de Jesus, fez-se necessário buscar um lugar com melhores condições e espaço para acolher as jovens, então, partir de 2006 as irmãs passaram a residir em Naranjito onde continuam presente hoje, realizando sua missão nas paróquias de Naranjito e Tirol: no atendimento às famílias, visitas às comunidades do interior, acompanhamento e formação de catequistas, ministros da Eucaristia, equipe de canto e grupos diversos.

Auxiliam na preparação do sacramento do batismo e matrimônio, no Serviço de Animação Vocacional acompanhando os (as) jovens e auxiliando-os (as) no processo do discernimento e amadurecimento vocacional.

E com o desejo de aprofundar a missão em meio ao povo paraguaio, o Instituto acolheu o convite para assumir em Fram um trabalho de evangelização.

Nesta cidade há uma mescla de cultura ucraniana, polonesa, japonesa, mas a cultura paraguaia é predominante e sem dúvida também a mais necessitada e carente.

A proposta de trabalho nesta cidade foi apresentada pela comissão composta de representantes da Prefeitura, Paróquia e Comunidade Educativa.

Consiste no acompanhamento e formação espiritual nas escolas e pastoral paroquial, assim como a coordenação de uma Guarderia (Creche) para atendimento de crianças carentes e cujas mães precisam trabalhar.

Tem sido uma bela experiência e com muitos desafios, de uma cultura diferente e diversificada, ali vamos conhecendo a realidade da comunidade e aos poucos assumindo as diversas pastorais onde há muita carência de evangelização pela falta de lideranças religiosas.




Clique nas fotos para ampliar