Missão no Peru /

Instituto Jesus Maria José

Ir. Corina fRadique Mourão

Comunidade Jesus Maria José – Arequipa – Peru

Atendendo o convite do Sr. Raul Manseur,( Superior dos Padre Sodalícios da Vida Cristã), o Governo Geral depois de fazer o devido discernimento ao longo de alguns anos decidiu fazer a fundação.

Ir. Alda Michielin, Superiora Geral enviou as Irmãs: Lucy Ferraz – Superiora, Marcelina Arancibia e Candelária Ruiz Vaca, assumiriamno dia 14 de maio de 2005 a nova missão de evangelização na Paróquia– São Marcelino Koble na Ciudad de Dios – Arequipa (periferia da Cidade).

As Irmãs foram residir nas dependências da torre da igreja. Ciudad de Dios é um bairro pobre, desafiador e sem água.

Com a presença e atuação das Irmãs no decorrer do anos sentimos a necessidade de espaços mais amplos para a comunidade e para acolher e formar novas candidatas à vida religiosa, foi adquirido um terreno e construída a casa.

A nova residência foi inaugurada no dia 30 de julho de 2011 – Festa do Coração de Jesus e contou com a presença da Superiora Geral Ir. Leonir Tomazi, da conselheira Irmã Maria Julieta e das Irmãs da Delegação da Bolívia e Peru. A casa está localizada na Rua Asociación Camineros Obreros – Ciudad de Dios – Arequipa – Peru.

No desejo de se expandir em terras peruanas,o Instituto Jesus Maria José buscou novos horizontes afim de levar o carisma do Instituto a outros lugares pessoas.

A Comunidade de Azángaro – Puno – Peru, foi fundada, no dia 03 de abril de 2008. Suas fundadoras foram: Irmãs Lucy Fátima Ferraz e Flávia Moreira.

No começo as irmãs moravam numa casa alugada. A casa destinada para residência das irmãs estava ocupada com as coisas de larefaccion do templo .No dia 23 de abril foi introduzido o Santíssimo na capela da casa das irmãs.

Aos poucos as Irmãs foram se integrando nos trabalhos pastorais: acompanhamento aos professores de religião,catequistas, acólitos, jovens e comunidades do campo.

 

Depois de algum tempo, já a casa reconstruída as irmãs se mudaram, agora, acomodadas em casa própria, continuam com ardor missionário os seus trabalhos.

As Irmãs de Jesus Maria José comprometidas na missão evangelizadora no Peru também celebram com novo vigor missionário o ano jubilar.

O Anuncio do “evangelho da conversão”e a espiritualidade da “vida escondida com Cristo em Deus “, nos motiva a testemunhar no meio do povo nossa entrega e dedicação, vivenciando e acolhendo as diferentes culturas ,costumes, idiomas , religiosidade popular e riquíssimas tradições em Arequipa e Azangaro Provincia de Puno- Perú.

O nosso compromissode ser uma presença dinamizadora na pastoral , de visitas personalizadas às famílias , apoio nas catequeses ,promoção humana, oração , pastoral da escuta e formação de lideranças nas Paróquias : São Maximiliano Kolbe , e Paróquia Nossa Senhora Assunta , nos ajuda a viver uma nova dimensão do ser missionário.

Assim como em Nazaré Jesus crescia em santidade e graça diante de Deus e dos homens, também, nós Irmãs de JMJ crescemosno convívio com tantos irmãos empobrecidos e sofridos, que vivem confiantes da divina providencia, que lutam enfrentando os desafios do dia a dia com espírito de fé ,esperança e na busca do necessário para sobreviver.

Deus é o Centro da evangelização. Até mesmo quando nos falta a água em Arequipa é motivo para gerar a fraternidade e nos impulsionar a partilhar o pouco que temos.

Da experiência de Deus é que brota o entusiasmo e o dinamismo desta missão evangelizadora.

Também em Azângaro o Espírito Santo é o dinamizador de toda ação missionária, apesar do frio e altura , é possível transmitir a alegria que contagia e que vale apena ser uma presença de filhas de Madre Rita na famílias e províncias.

Que a Virgem de Chapi patrona de Arequipa , Nossa Senhora Assunta e Santa Rosa de Lima abençoe todo Instituto que celebra este ano jubilar , com grande zelo apostólico e costumes ardor missionário.



Clique nas fotos para ampliar