São José Homem Missionário do Amor de Deus /

Instituto Jesus Maria José

José é exemplo para nós também na capacidade de amar gratuitamente. José viveu o amor de forma pura e real. Seu amor se torna autentico e capaz de sacrifícios inimagináveis. Ele é um verdadeiro missionário do amor.

Ele acolhe Maria evitando que seja sentenciada à morte e dá nome a Jesus, assumindo a paternidade e impedindo que o Menino seja excluído da sociedade. Depois, levante-se durante a noite às pressas, e foge com a esposa e o filho para proteger-lhe a vida. Era uma viagem de cerca de 400 quilômetros, mas José está disposto a tudo para salvar sua família. Quando tudo parecia estar tranquilo, talvez porque já estivesse empregado e inserido em uma nova comunidade, é chamado a retornar à sua terra, mas não era exatamente para onde queria. Não volta para a Judeia, mas se estabelece na Galileia.


A casa sonho- mensagem de Deus, há um recomeço. E cada recomeço é cheio de percalços: perigos da estrada, cansaço, pobreza. Mas não importa, a prioridade de José é obedecer a Deus cuidando e protegendo a vida de Maria e de Jesus, essa é a sua missão. Ele se arrisca para proteger uma mulher e uma criança, pessoas frágeis de sua sociedade. Nossa realidade nos convida a nos perguntarmos sobre o que estamos fazendo para proteger a vida, sobretudo dos mais vulneráveis, e sobre o valor que damos à nossa própria vida. O Papa Francisco nos diz que José foi capaz de gerar vida no dia adia, pois tinha seu coração aberto, pronto para doar-se e servir.


ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO A SÃO JOSÉ

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxilio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Sagrada Família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José, rogai por nós que recorremos a vós.