São José – Sonhar /

Instituto Jesus Maria José

“(...) O anjo do Senhor apareceu em sonho a José”. (Mt 2,13)

José ousava sonhar. Tinha seu trabalho, pretendia construir sua família com Maria, mantinha-se fiel aos costumes de sua gente e conhecia a promessa, o sonho de Deus para seu povo, e podemos imaginar que, com os seus, aguardava ansiosamente pela vinda do Messias. Em algum momento, sem que ele tenha planejado, algo acontece, seu noivado e casamento viram de cabeça para baixo, assim como sua paternidade e sua relação com a própria família.
Cultivando seus próprios sonhos, ele sintoniza seu sonho com o sonho de Deus. Tudo muda, mas José não se torna uma pessoa infeliz, pelo contrário, ele conecta seus desejos aos desejos de Deus e, com coragem decide protagonizar o sonho de Deus. Ele não é um homem resignado passivamente. O seu protagonismo é de um um homem de fé, corajoso e forte. José se torna o grão que morre e produz muito fruto (Jo 12,24).

José projetava seu futuro cheio de esperança e confiança em Deus e, justamente por essa confiança, cultivada na oração e nas virtudes, ele pôde perceber que a mudança não era um fardo, mas algo que o faria ser ainda mais. Isso porque ele soube perceber quem agia em sua vida. É interessante pensarmos na forma de comunicação de Deus com José: por meio de um sonho. José estava continuamente vigilante para ouvir e de prontidão para servir ao seu Deus.
Bento XVI, diz: “a felicidade que procurais, a felicidade que tendes o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na eucaristia. Só ele dá plenitude de vida da graça á humanidade"!
Com Maria, José assumiu o projeto de Deus e seus sonhos se tornaram ainda maiores: a salvação da humanidade.

Papa Francisco nos lembra que São José deixou-se guiar, decididamente pelos sonhos. Por quê? Porque o seu coração estava orientado para Deus, estava já predisposto para Ele. Para o seu vigilante ouvido interior era suficiente um pequeno sinal para ver e reconhecer a voz divina.
Será que buscamos conectar nossos projetos, desejos, sonhos, preferências com os de Deus?