São Pedro e São Paulo /

Instituto Jesus Maria José

   

Queridas Irmãs consagradas, amigos, benfeitores do Instituto e famílias, é com alegria que damos graças ao Senhor porque eterno é o seu amor por nós.

Neste mês de junho mesmo com uma humanidade ferida, cheia de medos e de dores da mais diversas naturezas e dimensões, continuamos a rezae e pedir a Deus a sua proteção divina sobre nós, nossas famílias e todos os filhos de Deus dispersos pelo mundo inteiro. Damos graças pela vida e saúde, pela capacidade de amar e perdoar, demos graças porque ao olhar ao nosso lado conseguimos perceber que Deus é por nós.

Na caminhada deste mês fechamos com a festa de S. Pedro e S. Paulo dois homens de temperamentos totalmente diferentes que faz um caminho de conversão e fidelidade ao Senhor com toda a força e coragem se convergem para o verdadeiro amor que nasce do coração de Cristo.

Estamos celebrando S. Pedro- aquele Jesus pergunta: “e vós, quem dizeis que eu sou? Pedro responde com toda verdade do seu coração: Tu és o Cristo o filho de Deus vivo. E Jesus confirma: “Tu és Pedro/Pedra e sobre essa Pedra/Rocha (que és tu mesmo, Pedro, como pessoa) edificarei minha Igreja”. Ao professar a identidade de Jesus, Pedro redescobre também a sua identidade e missão.

S. Paulo, é quem faz a pergunta a Jesus : “quem és tu Senhor” (Atos 9,5). Jesus responde: “Eu sou Aquele a quem tu persegues”, Jesus também revela a identidade e a missão de S.Paulo em um novo cenário. Agora Paulo é conduzido por uma nova luz que invade para sempre o seu caminho. Ambos os apóstolos serão desde então, pescadores de homens para o Reino de Cristo.

Assim é o chamado de Jesus realizado na vida de Pedro e de Paulo, se apresentam de modos muito diferentes nos evangelhos, segundo o temperamento e as circunstâncias de cada um. Algumas vezes, o convite a seguir Jesus chega ao discípulo por mediação de outro: “encontramos o Messias”, diz André a seu irmão Pedro. O chamado chega a Pedro por meio de André, e a Natanael por meio de Felipe. E assim, o chamado de Jesus se prolonga, se estende e chega até nós.

Sempre é Deus quem tem a iniciativa no chamado, mas Ele chama sempre por mediações: através do próprio desejo e das próprias capacidades, através da profecia e da presença de uma pessoa concreta, através do grito e da necessidade dos sofredores... Vamos estar atentas/os e ouvir o chamado de Cristo a segui-lo.

Venham fazer parte da família de Jesus Maria José. Um caminho de fé, “na Escola de amor e conversão”.





Clique nas fotos para ampliar