02 de Novembro - Finados /

Instituto Jesus Maria José

“Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento...”(Lc 12,36)

Celebrar o dia 02 de novembro é recordar, enxergar, sentir, assumir, viver e saber que viemos a este mundo por amor e retornamos ao autor deste amor, da vida e da criação. Neste ano em que celebramos mais de seiscentos mil mortos só no Brasil, faz nos pensar e refletir a beleza e a grandeza da vida que carregamos. A vida é o maior bem e presente de Deus. Diante destas perdas imensas estamos rodeados de pessoas, famílias, irmãos, amigos que se encontram com o coração em lagrimas, em dor e sofrimento, porque fomos surpreendidos antecipadamente pela agonia da morte, mas é preciso crer em Deus que é o sentido pleno, real de nossas vida, nele vivemos e nos movemos. Morremos em Deus, para que nossa vida possa se fazer vida para os demais.

A vida é um contínuo expandir de possibilidades, recursos, dinamismos... e a morte se revela como a “expansão radical”: mergulhados em Deus, nos tornamos universais; rompemos os limites do tempo e do espaço e a plenitude de vida, tão buscada, torna-se realidade. Passamos por sucessivas experiências de vida que rompem os limites; assim, o nascimento de uma criança significa expandir sua vida que se tornara estreita no ventre materno. No processo de ruptura, aconteceu uma morte à situação anterior, mas as possibilidades de vida se ampliaram: novo espaço, novas relações, novos desafios... Assim, no percurso histórico de cada um, sucessivas mortes vão abrindo horizontes inspiradores e a vida vai se enriquecendo no encontro com todas as expressões de vida: nas pessoas, na natureza...


Como cristãos, acreditamos que “a vida se transforma no seio da Vida em Cristo”; sua vitória solidária na ressurreição abre, para todos, o mesmo destino: seremos “aspirados” para dentro do coração de Deus.Confessamos que a vida é de Deus e, como Ele, é eterna. E nossa última morada não é sob a lápide fria de um túmulo, mas no coração do mistério de um infinito Amor.


A morte do ser humano é um “trânsito para o Pai”, “morrer para dentro de Deus”. Vivemos “travessias” provisórias até a grande travessia para Deus.
A morte é nossa confirmação na mão de Deus: Ressurreição.

Que Deus nos conceda a fé e o amor a vida, para bem viver a VIDA.

Por Deuzelina JMJ