Irmã Amélia ( Sagrado Coração ) Bortoletto /

Instituto Jesus Maria José

Irmã Amélia do Sagrado Coração Bortletto,

foi a Primeira Superiora Geral Brasileira e quarta Superiora Geral do Instituto Jesus Maria José -
Governou de 1947 a 1965 (18 anos)

Nascimento: 22.05.1904
Naturalidade: Igarapava – SP
Pai: Ramiro Bortoletto _ Nacionalidade  Italiana
Mãe: Domingas Baron

Foi uma das primeiras alunas do Colégio da Imaculada Conceição, em Igarapava SP. Em contato com as primeiras Irmãs que vieram de Portugal, despertou, ainda muito jovem, nela a vocação religiosas.
 

Vida no Instituto
Entrou para o Postulantado em 03.06.1921.
Ingressou no Noviciado em 03.06.1922.
Emitiu os primeiros votos em 27.06.1924.
Emitiu os votos perpétuos em 10.01.1932.

Formação Acadêmica
Fez o Curso Superiora de Ciências Religiosas e Filosofia no Instituto Sedes Sapienciae, em São Paulo. Exercitou seus dons musicais na Liturgia e na Formação Musical, ministrando aulas aos alunos dos colégios, por onde passou. 
Em todo o percurso de sua vida de Consagrada no Instituto Jesus Maria José, evangelizou, através dos seus trabalhos e testemunho de vida.

Atividades nas Comunidades
Exerceu  as funções de Superiora de Comunidade, Professora, Diretora e de Mestra das Junioras. Era sensível, principalmente  às necessidades dos mais carentes, amava os pobres e sempre dava um jeitinho para os ajudar, sem olhar a quem. Chegou a fazer no Colégio Jesus Maria José de Santo Amaro, São Paulo, um Centro Social, para atender os pobres, ensinando e confeccionando ela mesma enxovais para bebês. Ensinava os empregados analfabetos a ler e escrever, bem como o catecismo. Foi uma Religiosa que cultivou uma vida de oração intensa, de grande amor  a Eucaristia. Observou com rigor os Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. 
Tinha muito amor ao Instituto, preocupando-se com os aspectos da Promoção Vocacional, a formação a todos os níveis: humana, espiritual e acadêmica. Incentivava as Irmãs que entravam para o Instituto, que não tinham estudos, a estudar, nos diversos cursos, conforme as necessidades do Instituto e a capacidade de cada Irmã. 

No dia 20 de fevereiro de 1947, em Capítulo Geral, foi eleita  Superiora Geral, Madre Amélia do Sagrado Coração Bortoletto, tendo como Conselheiras:
Irmã Ana de São José Matos Martins
Irmã Rosalina da Silva,
Irmã Laurentina dos Santos
Irmã Tereza Verônica Madeira.

Características:
Era bastante enérgica e ao mesmo tempo, muito caridosa. Durante os 18 anos que governou o Instituto, com muita habilidade e prudência, realizou numerosas e importantes obras, entre as quais se destacam  as  fundações:   Colégio de São José, em  São Miguel do Oeste – SC;  Colégio Pio X – Palmeira das Missões – RS; Lar da Sagrada Família – Batatais  - SP; Pensionato Jesus Maria José, para jovens universitárias e para as religiosas que pudessem fazer cursos superiores, na cidade de Campinas – SP; Colégio Jesus Maria José, o novo prédio, em Franca – SP; Reforma e ampliação da casa do Noviciado, em Franca – SP; Colégio em Rodeio Bonito – RS; durante o seu governo, assumiu a direção do Hospital de Rondinha – RS.
Em Portugal, fundou o Lar Jesus Maria José para universitárias, na cidade de Coimbra.
Na época de fundação de uma nova  casa, era ela a encarregada de preparar manualmente as alfaias da capela, com muito carinho, capricho, cuidado e paciência. Também ela se encarregava de elaborar o histórico da fundação da nova casa. 
Como Superiora Geral, zelava pelas casas de pastoral, providenciando o necessário: moradia e alimentos para a subsistência  das irmãs.
Com sabedoria e entendimento  acompanhou, na medida do possível,  reformas e construção das casas do Instituto, em sua gestão.
Vale ressaltar que Madre Amélia sempre se preocupou em atender as exigências das autoridades: Municipal, Estadual e Federal, indo muitas vezes ela mesma aos órgãos competentes para solucionar  assuntos relacionados a cada departamento.
Em 1947, visitou as comunidades de Portugal. Em 1950, encontrando-se outra vez em Portugal, empreendeu uma peregrinação a Roma, por ocasião da proclamação do Dogma da Assunção de Maria.  Em  agosto de 1958, realizou a visita generalícia às comunidades de Portugal. 
Irmã Amélia, deixou para o arquivo do Instituto vários escritos, relatórios de fatos históricos importantes, tanto  das irmãs como das comunidades e muito colaborou para o bom andamento do Processo de Canonização de Madre Rita Amada de Jesus, com  os seus escritos deixados de nossa Fundadora.
Também elencou grande quantidade de fotos históricas que se encontram no arquivo histórico do Colégio Jesus Maria José, de São Paulo.
Faleceu em Batatais – SP e está sepultada no túmulo das irmãs.