Irmã Amélia ( Sagrado Coração ) Bortoletto /

Instituto Jesus Maria José

Governou o Instituto de 31.07.1965 a 09.07.1983 (18 anos)

Quinta Superiora Geral do Instituto Jesus Maria José

Data de Nascimento: 16.07.1910
Naturalidade: Batatais/SP
Pai: José Julio Mendes
Mãe: Adélia da Silva Mendes
Batismo: 06.08.1910 . Cresceu no seio de uma família cristã.

Vida no Instituto

Entrou para o Postulantado em 13.06.1931
Ingressou no  Noviciado em 24.12.1931
Emitiu os primeiros votos em 25.12.1933
Emitiu os votos perpétuos em 25.12.1939
Formação Acadêmica e Religiosa
Cursou Ciências Religiosas e Pedagogia.

Funções no Instituto
Exerceu as atividades no Instituto, em espírito de serviço e dedicação, principalmente nos Colégios de Poços de Caldas – MG e Colégio Jesus Maria José, de Santo  Amaro – São Paulo. Exerceu também as funções de secretária, professora e diretora, com amor, responsabilidade e serenidade.
Irmã Julieta Clara Mendes – Superiora  Geral
Irmã Julieta assumiu o Governo Geral do Instituto no ano de 1965; foi reeleita em 1971 até 1983, manteve-se no cargo por 18 anos. 
Teve como Conselheiras Gerais:

1º Mandato as Irmãs:
Irmã Amélia  do Sagrado Coração Bortoletto Vigária Geral
Irmã Benedita da Purificação
Irmã Madalena Haydée

2º Mandato:
Irmã Amélia  do Sagrado Coração BortolettoVigária Geral
Irmã Floriana Laís Filgueira
Irmã  Maria Amabile Del Bel

3º Mandato:
Irmã Amélia do Sagrado Coração BortolettoVigária Geral
Irmã Rita Clarindo dos Santos
Irmã Ortília Passini

Características:
Irmã Julieta era uma Irmã respeitosa, austera, prudente, de pouco falar e agir muito. Dotada de inteligência lúcida e marcante personalidade. 
Promoveu em seu governo várias realizações: Reforma e ampliação do  Colégio Pio , da Palmeira das Missões – RS; Colégio São José, de São Miguel do Oeste – SC; Colégio Jesus Maria José, de Poços de Caldas – MG; Colégio Jesus Maria José, de Santo Amaro – São Paulo; Nova capela e novo pavilhão do Lar da  Sagrada Família de Batatais SP; o Centro Educacional Jesus Maria José,  de Taguatinga – DF; Residência das irmãs em São Miguel do Oeste SC e Palmeira das Missões RS. 
Visitou as comunidades de Portugal e da Missão de Angola. 
Organizou e presidiu o Primeiro Capítulo Provincial da Província Portuguesa..
No Brasil e em Portugal, deu andamento a novas fundações. Autorizou a inserção das Comunidades de Pastoral, nas Paróquias sem padre. 
Em 1980, presidiu as celebrações jubilares do Primeiro centenário do Instituto e o Jubileu de Ouro, dos Colégios de Santo Amaro, São Paulo e de Poços de Caldas – MG.
Enfrentou a crise Pós Concílio. Sofreu afrontas, desprezo,  presenciou  rebeldias de irmãs descontentes, mas permaneceu firme em sua função e decisões. Tempo de mudança, de renovação, marcando momentos de escuridão e incertezas, mexendo com as estruturas e com a Vida Religiosa. Ao ver um grupo de  Irmãs saírem do Instituto, Madre Clara resistiu com fortaleza de alma, permaneceu firme e fiel no serviço que Deus lhe confiara.
Na comunidade que residia, respeitava e não interferia nas decisões da casa, a não ser em casos urgentes e necessários.
Em suas viagens de visitas pelas comunidades, de modo especial ao exterior, Madre Clara recebia presentes e levava para a comunidade onde residia. Aproveitava a reunião das irmãs e fazia sorteio entre as Irmãs com o que ela reunia, de modo que todas recebiam uma prenda.
Por ser bastante recatada e séria, algumas vezes fazia as irmãs rirem com seus gracejos, mas em uma coisa ela era firme e categórica: não admitia que chamasse as irmãs por apelido.
Quando já adoentada, no limiar de sua trajetória, reviveu intensamente os momentos que passou com “ as irmãs resistentes.”
Madre Julieta ( Clara ) Mendes faleceu em Batatais - SP e está sepultada no túmulo das irmãs.