Irmã Margarida Lopes de Almeida /

Instituto Jesus Maria José

Superiora Geral Interina - Governou de 1913 a 1914 (01 ano)

Naturalidade – Ribafeita, Viseu

Filiação: Pai- Manuel Lopes 
Mãe – Josefa de Jesus de Almeida

Irmã Margarida Lopes de Almeida, era irmã de nossa Fundadora, Madre Rita Lopes de Almeida.
Foi uma grande colaboradora nos trabalhos de consolidação da fundação da Congregação. 

Após a morte de Madre Rita Amada de Jesus, assumiu como Superiora Geral, interina, conforme o Direito Particular e Canônico, os destinos da Congregação, até à eleição da Superiora Geral, Madre Ana de São José Mattos Martins.

Em todo o tempo de sua vida religiosa, exerceu as tarefas comunitárias e do Governo da Congregação, como Conselheira Geral. Deu exemplo de raras virtudes; grande caridade e zelo pelos bens da Congregação. Possuía em grau elevado o espírito de pobreza religiosa, incutindo nas Irmãs mais jovens, esse espírito. Deixou-nos o exemplo do ardor das virtudes na perfeita observância das Regras, na sua inteira submissão às Superioras, unida a uma grande e profunda humildade. Amou a vida oculta, a ponto de passar entre as Irmãs, como se não exercesse o serviço da autoridade no Instituto, e também por ser irmã da nossa querida Fundadora.

Seu trato com as Irmãs e com as pessoas de fora, foi de muita edificação, atraindo a todos. 

Na sua última enfermidade, deu grande exemplo de conformidade e união com Deus.

Faleceu docemente no Senhor, a 01 de Agosto de 1940 e está sepultada no cemitério da cidade de Franca – SP, no túmulo das irmãs. (Testemunho das irmãs- Patrimônio Espiritual )