São José na vida de Rita Amada de Jesus /

Instituto Jesus Maria José

São José foi chamado por Deus para servir diretamente à Pessoa e a missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade: desse modo, precisamente, ele “coopera no grande mistério da Redenção, quando chega a plenitude dos tempos”. A sua paternidade expressou-se concretamente “em ter feito da sua vida um serviço, um sacrifício, ao mistério da Encarnação e à missão redentora com o mesmo inseparavelmente ligada; em ter usado da autoridade legal, que lhe competia em relação à Sagrada Família”.

O crescimento de Jesus “EM SABEDORIA, EM ESTATURA E EM GRAÇA” (Lc 2,52), deu-se no âmbito da Sagrada Família, sob o olhar de São José, que tinha a alta função de o “criar”; ou seja, de alimentar, vestir e instruir Jesus na lei e num oficio, em conformidade com os deveres estabelecido para o pai.      

Rita Amada de Jesus contemplou a Família de Nazaré, e escolheu para si, São José como verdadeiro protetor. Sempre depositou muita confiança sob a sua proteção, confiando-lhe a sua Obra, o Instituto Jesus Maria José.

Ela sempre recorria a São José, como se recorre a um verdadeiro amigo, com fé, amor e muita confiança. Em suas dificuldades, São José nunca a desamparou. Vejamos:

“Uma ocasião em que nós tínhamos muita necessidade, apareceu lá um homem com umburrinho carregado de mantimentos e algum dinheiro. Pousou tudo aquilo e desapareceu. E nunca soubemos donde ele era nem donde vinha. Nesse dia, não tinha nada que dar às Irmãs”. (Aut. 43)

“Outra vez, tínhamos hortaliça, mas não tínhamos azeite para a temperar, e a cozinheira veio dizer-me que não havia azeite, ao que eu lhe disse que o fosse pedir a São José. E ela respondeu-me que São José não tinha lá azeite para nos dar. Eu disse-lhe que fizesse o que eu lhe mandava. Ela, então, foi à vasilha onde tinham estado alguns quartilhos dele e que já se tinham gasto, e achou lá uns três cântaros dele”. (Aut. 44)

“Houve, então, uma eleição secreta, que foi feita outra vez para mim. Eu senti uma voz que interiormente me dizia que a eleição tinha sido para mim, pelo que fiquei muito aflita e fui logo pedir a São José, de quem era muito devota”. (Aut. 59)

“E, sem me lembrar que tinha o bule na ponta da tábua, sentei-me, e a tábua levantou o bule uns dois metros de altura. E, quando o vi ir no ar, gritei: – São José guarda-me o bule que não tenho outro. Nem mesmo tinha mais chá nessa ocasião e os hóspedes já estavam à espera dele. Caiu o bule em cima dumas pedras, e não só se não quebrou, mas nem sequer se verteu o chá”. (Aut. 106 -107)

“São José é o Patrono e protetor, de todo o Instituto Jesus Maria José, sempre recorremos a ele a sua intercessão, a exemplo de Rita Amada de Jesus.