História da Província Jesus Maria José /

Instituto Jesus Maria José

Historico da Província Portuguesa

" O berço do Instituto Maria José "


O Instituto Jesus Maria José foi fundado por Rita Amada de Jesus em 24 de setembro de 1880, na Diocese de Viseu, Portugal, com o nome de Pia União Jesus Maria José. O Papa Leão XIII, aprovou-o definitivamente em 10 de maio de 1902 como Instituto de vida Consagrada de natureza apostólica e de direito pontifício.

A Provincia Portuguesa, após 22 anos, de ausência do Instituto Jesus Maria em Portugal, regressou do Brasil duas Irmãs Portuguesas: - Madre Maria da Conceição Garcia e Irmã Joana da Conceição e duas Irmãs Brasileiras: Francisca Arcângela Correia e Eugénia Maria das Dores.

Durante oito anos, desenvolveram a Missão e Carisma do Instituto Jesus Maria José, em obras hospitalares: O primeiro trabalho que aceitaram, foi no Hospital de Trancoso no qual lhes estava incumbida a orientação geral dos serviços de enfermagem o contacto directo com os doentes e os trabalhos domésticos. O segundo foi em Oliveira do Bairro e Sardoal. Nestes oito anos, vieram juntar-se às primeiras Irmãs, mais algumas formandas do Noviciado presente até então no Brasil, entre elas, a Madre Ana Rodrigues da Silva.

Com o passar dos tempos, foram sentindo a necessidade de adquirir uma casa para a Formação das Vocacionadas portuguesas.

Em 1942, com ajuda de um familiar da Madre Rodrigues, obtiveram em Paços de Brandão, uma pequena habitação alugada. Nesta, acolheram o primeiro grupo de Postulantes e de noviças. Não muito distante deste local, apareceu à venda uma grande quinta com duas casas, reunidas as forças e à custa de muito sacrifício, conseguiram efectuar aquisição.

A 28 de maio de 1944, com a aprovação da Excelência Reverendíssima Bispo do Porto, procedeu-se à abertura da Casa de Formação com as primeiras noviças:

- Cipriana Gomes da costa Serra de Tadim - Braga.

- Inês Rodrigues da Silva – Esmoriz – Porto

- Maria Augusta da Lages – Bodiosa-Viseu e foi nomeada para Mestra de Noviças a Madre Clarinda Rita dos Santos Portuguesa a residir no Brasil.

A Provincia Portuguesa era nesta altura, uma Delegação do Governo Geral instalado no Brasil, desempenhava o Múnus de Delegada Irmã Cristina Lopes (Cacilda).

Com o aumento das Vocacionadas, sentiram a necessidade de uma Irmã para assumir a Formação das Noviças e em 1948, regressa a Portugal a Madre do Divino Coração Portuguesa com a Formação no Brasil e é-lhe atribuída a responsabilidade de Mestra de Noviças.

A 15 de dezembro de 1951, é inaugurada a Casa de Nossa Senhora de Fátima – Ovar-para a Formação do Noviciado por Sua Excelência Reverendíssima D+ Policarpo da Costa Vaz Bispo Auxiliar do Porto. A Ereção Canónica do Noviciado foi obtida a 15 de março de 1952, reunidas as condições foi transferido de Paços de Brandão, para a Casa de nossa Senhora de Fátima – Ovar, com o seguinte grupo de Irmãs para constituírem a comunidade formativa: Mestra de Noviças - Ir. Clarinda Rita dos Santos; Ir. Lúcia da Silva Neves e Ângela de Jesus Mendes (Auxiliadora). Aqui permaneceu durante trinta anos (1952-1982).

Em 1969 - Ereção da Provincia Portuguesa- assume o cargo de Provincial a Ir. Clarinda dos Santos por determinação do Governo Geral.

Em 1972- realizou-se o 1º Capítulo Provincial-é eleita para Superiora Provincial a Ir. Maria do Divino Coração da Silva e permanece neste até 1978, governa a Provincia por um período de nove anos, eleita em três Capítulos Provinciais (o último mandato com licença da S. Sé).

Em 1981 efetuou-se o 4º Capítulo Provincial, é eleita a Ir. Ana Maria Silva Ferreira.

Em 1982, atentas exigências emergentes da sociedade e da Igreja, a Casa do Noviciado é transferida para a Casa de S. José Coimbra, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra Nº77, inaugurada na solenidade de S. Pedro e S. Paulo a 29 de junho de 1983. Estavam presentes o Revmo Vigário Geral da Diocese Pe. Leal Pedrosa, o Revmo Pároco da Paróquia de S. José Pe. João Castelhano.

De 1987- 1993 - Superiora Provincial a Ir. Maria de Lurdes Lopes Filipe, governa dois mandatos.

De 1993-1996 - Superiora Provincial a Ir. Maria Belém Pereira Gonçalo, assume um mandato.

De 1996-2002 - Provincial a Ir. Maria de Lurdes Lopes Filipe assume dois triénios.

De 2002 – 2008 - Provincial a Ir. Inês Dias Quental e governa dois mandatos.

De 2008-2014 - Provincial a Ir. Margarida Rodrigues Bento.

De 2014-2019- Provincial Ir. Maria de Lurdes Lopes Filipe

Em julho de 2019 com a realização do XVI Capítulo Geral, é eleita a Superiora Provincial Ir. Maria de Lurdes Lopes Filipe para o Cargo de Superiora Geral,

ficou vacante o Múnus de Provincial. Sucede por nomeação do Decreto Prot.001-2019, a Irmã Maria do Céu

Cerdeira Lopes, como Superiora Provincial na Provincia Portuguesa pelo período de 12 meses a contar da publicação deste Decreto. Coloca-se em conformidade com a recente normativa dada pelo Directório Geral 232.20 do Capítulo Geral de 2019. Não tendo sido possível cumprir o prazo definido nem a realização do XVII Capítulo Provincial, devido à pandemia que se instalou a nível mundial, foi prorrogado por mais um ano até 31 de julho de 2021, data em será concretizado o XVII Capítulo Provincial, se as condições de segurança para a saúde pública o permitirem.

A Vida e obra da Beata Rita Amada de Jesus, continua a expandir-se pelo mundo através dos seus membros, encantados e apaixonados pelo Carisma do Evangelho da Conversão, lançam-se na aventura ao encontro da ovelha perdida, para a carregarem aos ombros e a trazerem de regresso a casa em segurança.

São José nosso Patrono e Protector, seja o nosso mentor no caminhar desta vida peregrina, enquanto cooperantes na Obra da Redenção.

No ano de São José - março de 2021.


“O nosso Instituto, parte viva da Igreja, é constituído por Irmãs reunidas em Comunidades organizadas em Provinciais e Delegações. O Governo Geral, as Províncias e as Delegações são Unidas Administrativas do Instituto”. C175


Neste sentido a organização humana, espiritual e institucional  da Província Jesus Maria José parte viva do Instituto e da Igreja foi acontecendo gradativamente,  primeiro foi criada a Delegação e posteriormente como Província. Durante este tempo  a Província passou por vários processos de organização do sentido territorial, administrativo, econômico/financeiro e de recursos humanos.

Com esta caminhada necessária, coordenada e estabelecida foi se solidificando os processos, as orientações, as formações, os planos de ações e atendimentos tantos na parte religiosa, educacional, apostólica, social como na área administrativa com o nossos benfeitores, clientes e públicos. Neste percurso houve avanços e retrocessos, luzes e sombras mas o crescimento se fez fundamental para vislumbrar um horizonte eficaz e capaz de continuarmos  atendendo os apelos do Carisma e a vivencia da espiritualidade com amor, dinamismo, expansão e acolhendo os sinais dos tempos  e o anúncio do Evangelho da Conversão

Desde a criação como Província, a Unidade Administrativa passou por um período de vinte e três anos tendo um governo constituído a cada três anos com as seguintes Irmãs a frente da Delegação e da Província.

  1. Delegação- Delegada: Ir. Floriana Laís 1998
  2. Provincial:  Ir. Angela Guilardi:  1999 a 2004
  3. Provincial:  Ir.Maria Lusiane Urquisa: 2004 a 2010
  4. Provincial:  Ir. Deuzelina F. Linhares: 2010 a 2017
  5. Provincial:  Ir.Luzia Batista do Nascimento: 2017 a 2020
  6. Provincial:  Ir. Maria Angélica Gomes: 2020 a 2023


Assim  a história se faz, e o Evangelho vai sendo conhecido, anunciado e amado. Que a Bem Aventurada Rita Amada Rita de Jesus nossa intercessora continue olhando, e conduzindo esta obra que lhe custou tanto amor e sacrífico, que a proteção de Jesus Maria José  seja constante em nossa vida e missão.
Ano de São José/ Fevereiro de 2021

Clique nas fotos para ampliar