São José Justo e Compassivo /

Instituto Jesus Maria José

“José, seu esposo prometido, sendo justo e não querendo expô-la, cogitou em despedi-la secretamente”. (Mt 1,19)


José era um home justo. No sentido bíblico “ser justo” está mais associado ao conceito de santidade do que a justiça a que estamos acostumados. Ser justo significa se fiel à Aliança que se expressa na observância da Lei Mosaica. O Papa Bento XVI dirá que José é um “homem justo”, porque a sua vida é “ajustada” à Palavra de Deus.
A lei, com relação as mulheres adulteras, como poderia ter sido classificada Maria, dizia que tais mulheres fossem apedrejadas. Na perspectiva cristã, narrado por Mateus, o Justo José não deseja cumprir tal lei. Ele quer despedir Maria em segredo, quer livrá-la da humilhação e da morte. Ele é compassivo e não deseja o mal, não quer vingar-se, mas proteger Maria.

Ao ser classificado justo, José mostra caminhar na presença de Deus, que é misericórdia e compaixão, lento para ira e rico de graça, “sua compaixão se estende a todas as criaturas” (Sl 145, 8-9). Assim José age com Maria. Coloca-se no lugar dela, sente a angustia de vê-la grávida sem sua participação, mas evita julgá-la ou machuca-la. Não pensa em sua “honra” não quer vingar-se, mas deseja proteger a sua vida.
Quando podemos aprender sobre justiça e compaixão com São José! Quanto ele nos ensina sobre o seguimento de Cristo!


José Já antecipa a Lei do amor que, mais tarde, Jesus ensinaria. Ele é mestre em acolher e cuidar. Aprendamos com esse grande Santo a superar nossos ressentimentos. A figura de São José, acolhendo Maria gravida, nos convida a rever nossa relação com as pessoas que nos cercam. José também se preocupa por que Maria poderia ser difamada.
Analise suas conversas e publicações nas redes sociais. Se já difamou alguém, procure uma forma criativa para reparar esse mal.

LEMBRAI-VOS (A SÃO JOSÉ)


Lembrai-vos, ó castíssimo esposos da Virgem Maria, São José, meu amável protetor, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que invocaram a vossa proteção e imploraram o vosso socorro, tivesse ficado sem consolação. Com esta confiança, venho a vossa presença; a vós fervorosamente me recomendo. Oh! Não desprezeis as minhas súplicas, Pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-las favoravelmente. Amém